Caminho de Santiago de Compostela

A paixão já surge nos preparativos, estudo das rotas, organização da mochila, pesquisa de dicas, análise de percursos e das altimetrias, no planejamento dos pontos de parada, albergues, hotéis… enfim, quando se inicia o projeto: INICIA-SE o CAMINHO!

Existem vários caminhos até Santiago de Compostela, o primitivo, o do norte, o do leste, o Inglês, pelo litoral, e os de Portugal e o Francês.

Escolhi o Caminho Francês por ser o caminho original, com bastante infraestrutura e muitos peregrinos. A grande maioria inicia o percurso em Saint-Jean-Pied-de-Port na França que fica a 820 km de Compostela (aproximadamente de 30 a 35 dias de caminhada).

Usamos a denominação de “Etapas” cada um dos dias que um Peregrino percorre o Caminho de Santiago em qualquer de suas rotas. Há etapas de 18 km e etapas de 31 km, mas a média é de 23 a 25 km por dia.

As distancias a serem percorridas devem estar alinhadas ao nosso preparo físico e à exigência do trecho em relação à altimetria. Para aproveitar o Caminho de Santiago em sua essência e plenitude deve se evitar correrias e excesso de quilometragem diária.

 

Considerando a minha disponibilidade de tempo, ao estudar a rota defini como meu ponto de partida León (315km de Compostela) e me planejei para 15 etapas levando em consideração o meu baixo preparo físico. Abaixo segue o meu planejamento inicial das etapas

311km-GianaCaproni_CaminhoSantiago2019
 

MOCHILA_ Organização e Aprendizados!!

Logo no início ajustei meu planejamento inicial pois identifiquei que meus pontos de parada estavam concentrados nas cidades maiores, e ao contrário disso, minha preferência era ficar nas vilinhas: os pueblos.

Considerando o aquecimento inicial (percursos na faixa dos 20/25km e, a preferencia por dormir nas vilinhas e não nos grandes centros) meu caminho foi totalmente redesenhado conforme segue:

O Caminho é muito mais que a origem e o destino de cada etapa. O caminho é: a riqueza das paisagens, o cheiro da mata, saborear as frutas oferecidas pela natureza, o barulho dos rios, o amanhecer e a oportunidade de conhecer a história de cada lugar e potencializar o contato humano, com os moradores das cidades, com os hospitaleiros e com outros peregrinos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Não é permitido essa ação.

Obrigada por nos contatar!

Seus dados foram recebidos com sucesso, enviamos um e-mail de confirmação.

 Em breve será contatado por um membro de nossa equipa.  

ec imob em pt

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.